sábado, 2 de agosto de 2014

A locomotiva de volta aos trilhos

 

British actor Charlie Chaplin (1889 - 1977) and American actor Jackie Coogan (1914 - 1984) stand on a pavement by a lamp post in a still from the film 'The Kid', directed by Chaplin himself, 1921. (Photo by Chaplin- First National/Courtesy of Getty Images)

Logo que inauguramos o blog, para que pudéssemos compartilhar com os amantes da sétima arte espalhados pelo mundo o nosso amor pelos filmes clássicos, iniciei a reforma de minha casa, e claro, a sala em que reuníamos o grupo de estudo ficou desativada. Dedicamos esse tempo a prepararmos nosso espírito, e enquanto duravam as obras, lemos, tentamos garimpar filmes raros e, evidentemente, ficamos ainda mais ansiosos pelo retorno das nossas atividades.

Esse tempo sabático valeu a pena, e o grupo de estudo que chamamos carinhosamente de Chá com cinema está voltando. E assim, vamos aos poucos compartilhando com os leitores desse blog as sensações que tivemos ao assistirmos as maravilhosas produções que selecionamos. Pois é esse nosso objetivo: que essa experiência que iniciamos, sirva de inspiração a cinéfilos que se interessam pela história desse veículo de comunicação de ideias, de produção de conhecimento e despertar da imaginação, que é o cinema.

Vamos tentar criar um ambiente de debate aqui. Espero que outros que não estarão fisicamente conosco, possam através dessa ferramenta, também viver essa experiência. Pensar o cinema, deliciando-se com a obra de gênios que legaram a humanidade um tesouro incalculável, que é a opornidade, através da arte, de identificar-se com sua trajetória e refletir culturalmente sobre sua história.

DSC04802

DSC04800

Fizemos uma seleção de obras bem variadas. De comédias do cinema mudo a westers de Sergio Leone; de dramas coppolianos a ficção de Ridley Scott; de terror juvenil dos jasons, kruegers e cia ao experimentalismo de Bunuel. Bem, cinema de boa qualidade, seja para matar a saudade dos sustos (que sabemos que não vamos mais sentir) de sexta-feira 13 ou para nos abstrairmos filosoficamente com O cão Andaluz.

montagem 3

montagem I

Olhar para trás é fundamental para fugirmos do presentismo sempre perigoso. Não somos saudosistas (o que é outro radicalismo prejucial), gostamos do cinema atual, e assistimos as realizações recentes do cinema mundial. Aliás, cada vez mais mundial, visto que produções de países cada vez mais variados ganham espaço não só entre os cinéfilos. E, sem sombra de dúvida, a internet procicia aos amantes do cinema uma oportunidade incrível de saborear esse cárdapio tão farto.

Nosso sonho é conseguirmos montar um cineclube. Quem sabe um dia. Enquanto isso Almodóvar, Bertolucci, Chaplin, Buster Keaton e tantos outros nos esperam.

montagem II

Na próxima postagem, vou fazer uma pequena homenagem as cenas que me marcaram. Aquelas em que derramei lágrimas verdadeiramente, pois me fizeram amar ainda mais o cinema. Até a próxima.

o garorto

3 comentários:

  1. Confesso que resisti um pouco a começar a assistir aos clássicos, pois meu papel até então, era preparar o chá gelado. E o fato de ver um filme em preto e branco e ainda por cima, mudo (alguns deles), me assustava, como o faz a muitos. Bom, após a retomada do Chá com Cinema comecei assistir aos filmes de sábado. E se o cinema é uma ferramenta de aprendizagem, eu estou aprendendo muito, e ainda, se é uma diversão, estou me divertindo bastante. Não quero comentar aqui nenhum filme em específico, nem saberia, nem me atreveria, mas não posso deixar de mencionar o fato de não gostar muito de comédia e em diversos momentos me pegar gargalhando ao assistir ao "The cameraman". Filme mudo, em preto e branco e de 1928. Sinal de que um bom filme não tem idade, ou seja, não perde a qualidade com a passagem do tempo. Além do mais, assistir filmes ao lado do meu adorável esposo Josemar, não tem preço!
    Professora Sandra.

    ResponderExcluir
  2. Seu papel nunca foi fazer só o chá (maravilhoso), você é minha luz, câmera e ação! Fico muito feliz que você assista os clássicos conosco, já que sempre adorou cinema. Você não só irá comentar como irá co-escrever o blog comigo. Está feito o convite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convite aceito! Vamos ver no que vai dar...
      Professora Sandra

      Excluir